Seja bem vindo(a) ao blog acadêmico Dez na Prova
O maior conteúdo em informação e material de estudos para sua graduação.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

UniverCidade em Greve... Minha luta chegou ao fim!

Prezados amigos, colegas de turma, professores e grandes companheiros de manifestação.

Diante de todos os fatos ocorridos esta semana, independente do resultado da assembléia de hoje, eu estou me despedindo da luta que eu acreditei até o fim. Dediquei todo o meu tempo disponível, tempo que estaria em sala de aula para lutar pelo direito de nós alunos de retornarem as aulas. Fui um dos articuladores de 3 ocupações de uma universidade privada aos 45 anos de idade motivado por conseguir o retorno as aulas com mais rapidez. Muita coisa aconteceu... ao longo de seis períodos de faculdade eu ganhei muitos amigos entre colegas de turma e professores, grupo que acabou sendo dividido e afastado em ideais particulares, muito longe de um pensamento coletivo, mas que foi uma grande escola de cidadania e espírito coletivo para os que ficaram e lutaram até o fim. Espero sinceramente que toda esta amizade continue mesmo estando longe em outra instituição.

Na última segunda-feira, em reunião de mais de três horas com o reitor da UniverCidade e Gama Filho, Sr. Fernando Braga, me esforcei em usar toda a minha experiência adquirida como profissional de planejamento para entender tudo que está acontecendo e tudo que poderá acontecer. Eu não acredito mais em uma instituição que tem um reitor cuja a única função é ser um articulador de um grupo de administradores que não sabem o que estão fazendo a não ser pensar no lucro que esta conturbada tentativa de fusão pode render, grupo que não tem o mínimo de compromisso com a educação, com a qualidade, com alunos, com professores e funcionários da instituição.

Como pode um reitor se reunir com os seus alunos e ter a coragem de falar que não pode fazer nenhuma promessa, que não pode se comprometer, que não tem a menor ideia do que se passa na instituição que acabou de assumir e a única coisa concreta que tem em mãos é um calendário pronto para ser colocado em ação assim que a greve terminar. Calendário este que já virou uma completa bagunça, já que existem professores que já deram provas, que já estão falando aos alunos que não compareceram a esta prova que vão precisar fazer A3, e que em único discurso a disposição dos alunos é que será analisado caso a caso. Sinto muito comunicar aos professores que defendem a reposição de aulas, que já estamos sendo cobrados por e-mails para apresentar trabalhos (no meu caso já para o dia 29) e o comparecimento para provas, sem a devida reposição de aulas.
Se esta reitoria não pode garantir nada, prometer nada, como poderá garantir aulas aos alunos nos próximos meses se não consegue com a sua receita em dia, porque todos os alunos continuam pagando as suas mensalidades, pagar todo efetivo de professores e funcionários. Será que a dívida será paga? Será que os próximos salários serão pagos? Será que a qualidade deste período será compensada?

Sinceramente, como profissional de planejamento não tenho mais como acreditar e ter motivação suficiente para retornar e a me dedicar aos estudos sem ter um solo firme para pisar, sem ter uma instituição séria e com autonomia suficiente para tomar as suas próprias decisões sem depender do capital do grupo Galileo, que sem dúvida alguma darão as cartas conforme os seus interesses. Me perdoem todos os professores que ficam, que conhecem a minha dedicação aos estudos até hoje, que conhecem a minha seriedade muitas vezes mal interpretadas por colegas de turma, e todos aqueles que construí ao longo deste período amizades muito fortes.

Estarei na assembléia de hoje para me despedir de todos.
Obrigado!

Osmar Rodrigues

2 comentários:

  1. Meu camarada, não faça nada de cabeça quente. Nós gostamos muito de você!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo contrário, a minha cabeça está mais fria e tranquila que nunca. Se tivesse feito de cabeça quente já teria feito bem antes.
    Tentei até o fim e só desisti depois de confirmar os últimos acontecimentos desta semana como divulgado. Valeu... a amizade continua mesmo longe. Mas se preferir, pode me acompanhar assim como alguns colegas seus de ADM vão fazer. Abs.

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!